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ENSINO MÉDIO NO BRASIL NÃO ATINGE META EM 2015, SEGUNDO IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador de qualidade dos ensinos fundamental e médio que verifica a qualidade do ensino no Brasil, baseado em dados sobre aprovação e desempenho escolar obtidos através de avaliações do MEC. Há metas estabelecidas que devem ser atingidas. E o Ideb é aferido a cada dois anos.

Os resultados do Ideb 2015, divulgados em 8 de setembro, mostraram que a meta estabelecida foi alcançada apenas nos anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano); fato este que já vem ocorrendo desde 2005. Nos anos finais do ensino fundamental (do 50 ao 90 ano) o índice não atingiu a meta esperada para 2015, a exemplo do que já ocorreu em 2013.

O ensino médio está em situação mais crítica, pois não alcançou o índice esperado para 2015 (4,3). Observe-se que em 2013 a meta não foi alcançada; e, por outro lado está estagnada desde 2011, em 3,7. O nível de aprendizado dos alunos brasileiros no ensino médio, em 2015, piorou em matemática chegando ao pior resultado desde 2005; e em português, apesar de pequena melhora, o indicador ficou abaixo do apurado em 2011.

Detalhamento dos resultados referentes ao Ideb 2015 pode ser consultado no site http://ideb.inep.gov.br

Portanto é possível acompanhar a qualidade de ensino da escola de seu filho, de seu município e de seu estado, pois cada escola possui uma nota. É possível comparar a avaliação das escolas da região e de outras cidades.

O Ideb é uma ferramenta que aliada à definição de metas concretas para melhoria da qualidade da Educação torna-se fundamental para que o Brasil aprimore o processo ensino x aprendizagem. E pode incentivar e mobilizar os diferentes atores das escolas, quais seja: gestores, diretores, professores, pais e alunos para que ações articuladas sejam implementadas a fim de superar deficiências e atingir melhores resultados. Mas, sem dúvida, é preciso que dirigentes, governantes e o próprio Ministério da Educação adotem medidas urgentes para impulsionar o ensino médio, quer seja através de reforma no currículo escolar e melhor formação e aperfeiçoamento do pessoal docente, quer seja no diagnóstico das dificuldades e problemas de ensino, levando em conta as especificidades e características regionais, sem perder de vista objetivos nacionais da Educação.