Telefone 11 2295-9949
A FEPAAE DIRETORIA EMISSÃO DE GUIA FALE CONOSCO SITES ÚTEIS PARCEIROS
HOME ARTIGOS FEPAAE NOTÍCIAS JURÍDICAS CONVENÇÕES COLETIVAS INFORMATIVOS SINDICAIS ECONOMIA ÚLTIMAS NOTÍCIAS PALAVRA DO PRESIDENTE
Av. São João, 1086 - Conj.608 - Centro
CEP 01036-903 - São Paulo SP
Tel. (11) 2295-9949
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PESQUISA DO IBOPE/CNI REVELA:
O MEDO DE PERDER EMPREGO AUMENTA ENTRE A POPULAÇÃO

Cresce o número de brasileiros que estão com medo de perder o emprego. Essa situação foi revelada por pesquisa de opinião pública, de abrangência nacional, realizada entre os dias 5 e 8 de setembro pelo Ibope Inteligência, a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI), quando foram ouvidas 2.002 pessoas em 142 municípios.

O Índice do Medo do Desemprego, pesquisa elaborada por aquele Instituto trimestralmente e divulgada no último dia 2 de outubro, atingiu 77 pontos, o mais alto indicador desde a crise financeira de novembro de 2009, o que significa o aumento de 1,2% em setembro na comparação com junho. Nos últimos 6 meses esse índice teve alta de 11,6% e comparando com setembro do ano passado o indicador ficou 6,2% maior.

Muito embora o brasileiro tema mais o desemprego, a pesquisa trimestral Satisfação com a Vida, realizada na mesma ocasião, constatou ainda que o brasileiro está mais satisfeito com a vida, ou seja, mais feliz.

As pessoas tiram sustento do seu trabalho e sem trabalho o futuro fica comprometido. O desemprego é sem dúvida um dos grandes problemas desse século - especialmente a partir da globalização, do avanço da tecnologia e da alta exigência no mercado de trabalho - o que resulta no aumento da fome, da criminalidade e da vida indigna para os cidadãos.

Por isso mesmo, uma das principais bandeiras do movimento sindical, entre outras, é a luta por mais e melhores empregos. E a FEPAAE, anualmente, reforça essa luta em defesa dos empregos e do direito dos trabalhadores.