Telefone 11 2295-9949
A FEPAAE DIRETORIA EMISSÃO DE GUIA FALE CONOSCO SITES ÚTEIS PARCEIROS
HOME ARTIGOS FEPAAE NOTÍCIAS JURÍDICAS CONVENÇÕES COLETIVAS INFORMATIVOS SINDICAIS ECONOMIA ÚLTIMAS NOTÍCIAS PALAVRA DO PRESIDENTE
Av. São João, 1086 - Conj.608 - Centro
CEP 01036-903 - São Paulo SP
Tel. (11) 2295-9949
ARTIGOS FEPAAE

VI ENCONTRO PROMOVIDO PELA FEPAAE DEBATE
MÍDIAS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO

O VI ENCONTRO DOS DOCENTES E AUXILIARES ADMINISTRATIVOS DO ESTADO DE SÃO PAULO foi realizado pela Federação Paulista dos Auxiliares de Administração Escolar nos dias 18 e 19 de outubro, tendo como sede o Comfort Hotel em São José dos Campos.

Abordando o tema central "Mídias Sociais na Educação" o evento contou com a participação de 157 pessoas - público recorde entre todas as edições, destacando os líderes sindicais e demais interessados na área. A troca de informações e percepções foi essencial para a formação e o debate, uma vez que as palestras permitiram essa interação.

Num momento em que nosso país está alcançando um novo patamar de acesso às tecnologias digitais de informação e comunicação, nos deparamos com as mídias sociais inseridas em práticas formativas na Educação. É, sem dúvida, um espaço que abre portas para uma aprendizagem colaborativa, à medida em que estimula a pesquisa e amplia a interação de alunos e professores na construção do conhecimento. E, os professores, mesmo os habituados ao mundo digital, precisam evoluir com a linguagem para conversar com alunos cada vez mais conectados.

Portanto, esse evento revelou-se muito importante para o público envolvido, que pode refletir sobre pontos diversos que envolvem a agilidade do mundo online versus mudanças na Educação.

A programação do Encontro foi intensa e dinâmica, iniciando os trabalhos no dia 18 de outubro com o palestrante Wilson Roberto Marcial que debateu o tema "Da Mecanografia à Internet – Origem e Evolução" seguido de "Mídias Digitais e Redes Sociais na Educação – Como Estabelecer Pontes", com a palestrante Marise Moreira Monteiro. No dia seguinte, 19 de outubro, contamos com a palestra "Redes Sociais On-line e suas Possibilidades na Educação", com o especialista Fernando Moreira e, ato contínuo, com a palestrante Paula Costa de Andrada, que abordou o tema "Dilemas de um Mundo Altamente Conectado". Encerrando as atividades, no período da tarde, o debate sindical versou sobre "Mobilizações Populares Frente à Crise Social – Causa e Efeito" e o "Movimento Sindical e as Mídias Sociais".

Na opinião do Presidente da FEPAAE, Oswaldo Augusto de Barros, a comunicação é tão importante quanto à decisão de celebrar uma Convenção Coletiva, por isso mesmo não pode ser vista como um gasto para os sindicatos, mas sim como um investimento na informação do trabalhador. Enfatiza, ainda, enfatizou que o Encontro, além de aprimorar e fortalecer as relações institucionais em uma ação proativa da FEPAAE com seus filiados – disseminando informações qualificadas – foi muito positivo para construir um plano conjunto que, de fato, represente os interesses da área educacional e das categorias representadas.

Em Encontro anterior ficou certo que a região de Guarulhos irá sediar o VII Encontro ficando o SAAE-Guarulhos, Mogi e Região como anfitrião, o que foi reafirmado no VI Encontro.



Veja algumas fotos da abertura do VI Encontro FEPAAE: