Telefone 11 2295-9949
A FEPAAE DIRETORIA EMISSÃO DE GUIA FALE CONOSCO SITES ÚTEIS PARCEIROS
HOME ARTIGOS FEPAAE NOTÍCIAS JURÍDICAS CONVENÇÕES COLETIVAS INFORMATIVOS SINDICAIS ECONOMIA ÚLTIMAS NOTÍCIAS PALAVRA DO PRESIDENTE
Av. São João, 1086 - Conj.608 - Centro
CEP 01036-903 - São Paulo SP
Tel. (11) 2295-9949
ARTIGOS FEPAAE

Creche Zilda Arns em São José dos Campos - EM GREVE.

A Creche Zilda Arns Neumann, no bairro 31 de março, teve sua administração assumida pela Prefeitura Municipal nesta segunda-feira, 28/05. Tal fato foi motivado pelo então administrador da creche, o Instituto Chão Verde, que demitiu TODAS as 40 funcionárias da creche no dia 25/05, última sexta-feira. O Instituto já apresentava irregularidades em sua prestação de contas, o que levou a Prefeitura a suspender os repasses das verbas. Os salários já estavam com dois meses de atraso, bem como já havia irregularidades nos depósitos do FGTS e INSS. Segundo informações, não há previsão para o pagamento de verbas rescisórias, o que revoltou as funcionárias e as levou, junto com o SINPRO SJC– SINDICATO DOS PROFESSORES E REGIÃO e o SAAE VALE – SINDICATO DOS AUXILIARES DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR DO VALE DO PARAÍBA a realizar um protesto na Câmara Municipal na noite de terça-feira, 29/05.
O "apitaço", organizado pelos Sindicatos, contou com a participação das funcionárias demitidas (em sua maioria vestidas com roupas pretas, em sinal de protesto), membros da comunidade e o apoio de vereadores como Amélia Naomi, Dra. Ângela Guadagnin e Tonhão Dutra, além de Wagner Balieiro - que solicitou à Prefeitura, através do Requerimento nº 2557, a garantia dos pagamentos das indenizações e salários atrasados dos ex-funcionários do Instituto Chão Verde. No dia seguinte, quarta-feira, 30/05, houve uma reunião entre a Secretaria de Educação e outra instituição (cujo nome não foi revelado) para avaliar se a mesma assumirá a administração da creche. O SINPRO SJC– SINDICATO DOS PROFESSORES E REGIÃO e o SAAE VALE – SINDICATO DOS AUXILIARES DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR DO VALE DO PARAÍBA não puderam participar da reunião, apesar da solicitação e insistência.

Os Sindicatos, que já solicitaram à Secretaria de Educação uma reunião para tratar da questão, aguardam um retorno enquanto tomam as medidas judiciais cabíveis. Dentre elas, está a realização de uma "mesa redonda" junto À GRT - Gerência Regional do Trabalho a ser realizada na terça-feira, 05/06.

Veja as fotos do protesto e da reunião:
Manifestação Funcionários da Creche Zilda Arns