Telefone 11 2295-9949
A FEPAAE DIRETORIA EMISSÃO DE GUIA FALE CONOSCO SITES ÚTEIS PARCEIROS
HOME ARTIGOS FEPAAE NOTÍCIAS JURÍDICAS CONVENÇÕES COLETIVAS INFORMATIVOS SINDICAIS ECONOMIA ÚLTIMAS NOTÍCIAS PALAVRA DO PRESIDENTE
Av. São João, 1086 - Conj.608 - Centro
CEP 01036-903 - São Paulo SP
Tel. (11) 2295-9949
ARTIGOS FEPAAE

"SINDICATOS para quê?"
FEPAAE PROMOVE DEBATES SOBRE O ASSUNTO

Contribuindo para as transformações no mundo do trabalho e nas alternativas de desenvolvimento, em especial no setor da educação, no qual a categoria que representamos está inserida, onde as entidades sindicais têm como objetivo principal a defesa dos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos da classe, a FEPAAE deu continuidade a mais uma etapa do seu planejamento anual de atividades político-sindicais.

Nos dias 2 e 3 de dezembro de 2011 a entidade realizou o seu IV Encontro, que versou sobre o tema Sindicatos para quê?, buscando destrinchar suas reais dimensões e sua complexidade muito além das melhorias em questões econômicas e sociais ou reivindicações para a educação como valor essencial para os cidadãos.

A sessão solene de abertura foi realizada no dia 02 de dezembro, sendo a mesa composta pelos seguintes companheiros: Dr. Oswaldo Augusto de Barros - Presidente da FEPAAE; Dr. Miguel Abrão Neto - Presidente do SAAE São Paulo, Sr. Cláudio Figueroba Raimundo - Presidente do SAAE Sorocaba e Região e anfitrião do evento, Sr. Antônio Favarelli – Presidente do SINTEEE Capivari e representante dos professores, Sr. Moacir Pedro Rubini – Secretário da FETEE Santa Catarina, Sr. André Alves Nogueira – Diretor Tesoureiro do Sindicato dos Empregados no Comércio de Sorocaba, Sra. Catherine Vicente – Presidente do SAAE Vale do Paraíba – representante das mulheres, Sr. Devanir Aparecido Rodrigues – Presidente do SAAE Campinas e Região e José Cláudio Chaves – Presidente do SAAE Guarulhos/Mogi das Cruzes, ambos fundadores da FEPAAE.

O Dr. Oswaldo, presidente da FEPAAE, abriu os trabalhos e agradeceu a presença de todos, fazendo suas considerações sobre a importância do Encontro a partir do momento em que os sindicatos assumem papel primordial na nossa sociedade face às graves crises nacionais a que assistimos.

Em seguida fez sua alocução o Dr. Miguel, presidente do SAAE São Paulo, e o anfitrião do evento Cláudio Figueroba Raimundo, presidente do SAAE Sorocaba e Região.

A qualidade e a profundidade das palestras, além dos debates, foram pontos de destaque a serem ressaltados.

Um dos temas foi "O Congresso Nacional e o Movimento Sindical" abordado por André Luís dos Santos, que possui inúmeras qualificações entre elas a de jornalista, publicitário e assessor parlamentar do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – DIAP e outras entidades sindicais de trabalhadores.

O outro tema em discussão foi "O Movimento Sindical Brasileiro" apresentado pelo Prof. Anselmo Santos, que também é detentor de várias qualificações na área, entre elas a de Diretor Adjunto do CESIT/UNICAMP, Economista e Doutor em Teoria Econômica.

Assita o vídeo e veja as melhores imagens do IV Encontro FEPAAE: