Telefone 11 2295-9949
A FEPAAE DIRETORIA EMISSÃO DE GUIA FALE CONOSCO SITES ÚTEIS PARCEIROS
HOME ARTIGOS FEPAAE NOTÍCIAS JURÍDICAS CONVENÇÕES COLETIVAS INFORMATIVOS SINDICAIS ECONOMIA ÚLTIMAS NOTÍCIAS PALAVRA DO PRESIDENTE
Av. São João, 1086 - Conj.608 - Centro
CEP 01036-903 - São Paulo SP
Tel. (11) 2295-9949
ARTIGOS FEPAAE

IV ENCONTRO DA FEPAAE De 2 a 3 de dezembro de 2011

"SINDICATOS para quê?"

Nos seus 05 anos de efetiva atuação a FEPAAE, sob a liderança do Dr. Oswaldo Augusto de Barros, vem realizando diversas atividades,
entre elas momentos para promover debate e reflexão política, num espaço aberto, plural e democrático, alinhado com a atual conjuntura econômico-financeira e social.

Esses encontros vêm sendo amadurecidos e aprimorados a cada ano, fazendo com que a participação da FEPAAE cresça, no mundo sindical, na mesma medida que a própria importância dos sindicatos dos auxiliares e de professores aqui representados, uma vez que guardam nas páginas das suas histórias grandes momentos de lutas e conquistas para os trabalhadores.

Mas sempre aparece alguém para questionar o papel e a serventia do sindicato perante a categoria e a sociedade, dizendo que não precisa ou não depende da entidade para nada.

Muito embora, hoje, a harmonia e as ações conjuntas tenham se tornado regra, é certo que os trabalhadores continuam enfrentando a prepotência dos patrões diante da pauta de reivindicações, porém, o nosso movimento vem se fortalecendo e avançando através da unidade de valores e princípios construídos dia a dia com determinação. Muito embora o diálogo fale mais alto em nossas ações, os patrões só entendem a linguagem traduzida na força da mobilização da categoria.

O SINDICATO

Mas quem é o sindicato?
Ele fica sentado em sua casa com telefone?
Seus pensamentos são secretos?
Suas decisões desconhecidas?
Quem é ele?
Nós somos ele, você, eu, vocês, nós todos.
Ele veste a sua roupa, companheiro, e pensa como a sua cabeça.
Onde moro é a casa dele, e quando você é atacado ele luta; mostre-nos o caminho que devemos seguir e nós seguiremos com você.
Mas não siga sem nós o caminho correto, ele é sem nós, o mais errado.
Não se afaste de nós! Podemos errar e você ter razão.
Portanto, não se afaste de nós!
Que o caminho curto é melhor que o longo, ninguém nega. Mas quando alguém o conhece e não é capaz de mostrá-lo a nós, de que nos serve sua sabedoria? Seja sábio conosco! Não se afaste de nós!
(Bertold Brecht)

Sindicato é instrumento de luta dos trabalhadores pela defesa dos seus direitos. Para que essa defesa seja do tamanho que a categoria precisa, os trabalhadores devem estar unidos e mobilizados pelos seus objetivos.

Mas será que é só isso?

O papel da FEPAAE é fundamental na discussão sobre sindicalismo. Daí o tema do IV Encontro "Sindicatos para quê?". Refletir sobre a pergunta que intitula esse Encontro é um grande desafio, mas que justifica pela relevância da questão.

Veja algumas fotos do IV Encontro FEPAAE: