Telefone 11 2295-9949
A FEPAAE DIRETORIA EMISSÃO DE GUIA FALE CONOSCO SITES ÚTEIS PARCEIROS
HOME ARTIGOS FEPAAE NOTÍCIAS JURÍDICAS CONVENÇÕES COLETIVAS INFORMATIVOS SINDICAIS ECONOMIA ÚLTIMAS NOTÍCIAS PALAVRA DO PRESIDENTE
Av. São João, 1086 - Conj.608 - Centro
CEP 01036-903 - São Paulo SP
Tel. (11) 2295-9949
ARTIGOS FEPAAE

Negociações Salariais.



Após mais de oito reuniões realizadas temos dificuldade de demonstrar o que está emperrando a evolução das negociações.

O SEMESP, sindicato patronal do Ensino Superior onde ainda temos Convenção Coletiva em vigência e algumas cláusulas a examinar, enorme é a dificuldade de manter o Plano de Saúde nos moldes existentes, mesmo tendo os balanços de algumas mantenedoras apresentado 482 milhões e 1.882 milhões de lucro líquido em 2017, sob o argumento que o impacto do reajuste dos Planos atingiriam 7% de suas folhas de pagamento.

Pois bem, a oferta patronal recente é a substituição do plano por um Vale Alimentação nos valores entre R$ 160,00 e R$ 250,00, o que indica que as contas e os argumentos apresentados não se encaixam.

No SIEEESP, com o pedido de Negociação Judicial, preparatória para Dissídio Coletivo, as negociações esfriaram podendo ser retomadas ainda esta semana ou tomarem mesmo o caminho da judicialização.

Tudo isto num ano em que a média inflacionária dos últimos 12 meses foi de apenas 2,12%.

Mesmo assim os sindicatos seguem resistindo às tentativas de desmonte das convenções coletivas de trabalho, apresentando propostas viáveis ao patronato, que não suprimam direitos dos trabalhadores.

Caro Trabalhador na Educação, imagine como será a sua vida quando os patrões resolverem que a negociação não terá mais a participação dos Sindicatos representantes dos trabalhadores...

Por: Oswaldo Augusto de Barros - FEPAAE