Telefone 11 2295-9949
A FEPAAE DIRETORIA EMISSÃO DE GUIA FALE CONOSCO SITES ÚTEIS PARCEIROS
HOME ARTIGOS FEPAAE NOTÍCIAS JURÍDICAS CONVENÇÕES COLETIVAS INFORMATIVOS SINDICAIS ECONOMIA ÚLTIMAS NOTÍCIAS PALAVRA DO PRESIDENTE
Av. São João, 1086 - Conj.608 - Centro
CEP 01036-903 - São Paulo SP
Tel. (11) 2295-9949
ARTIGOS FEPAAE

OUTUBRO ROSA
CAMPANHA CONHECIDA INTERNACIONALMENTE COM FOCO NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA



Outubro já é conhecido como o mês da luta contra o câncer de mama. Criado no início da década de 90 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, várias entidades do mundo integram as comemorações do Outubro Rosa, realizando ações de mobilização para o diagnóstico precoce da doença.

Desde 2010 o governo brasileiro, por meio do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) passou a integrar essa mobilização.

Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais frequente nas mulheres das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Na região Norte, é o segundo mais incidente. Apesar de também atingir os homens, as mulheres, acima de 35 anos, são o principal alvo da campanha. Há várias formas de realização da campanha como mutirão, palestras preventivas com orientações sobre a doença e formas de prevenção, caminhada para chamar a atenção. Durante esses encontros as mulheres entre 40 e 69 anos recebem informações sobre a importância do diagnóstico e são estimuladas a fazer o exame mamográfico.

É importante que as mulheres conheçam seu corpo e sempre que possível, seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano, façam o autoexame das mamas. Não há técnica específica para a autopalpação e deve ser valorizar a descoberta casual de pequenas alterações mamárias durante o toque. Há elevado percentual de cura quando o câncer de mama é identificado em estágio inicial, quando as lesões são menores de 2 centímetros de diâmetro. A detecção precoce ajuda a reduzir a mortalidade e traz melhores resultados no tratamento de alguns tipos de câncer. A FEPAAE apoia essa campanha!

Por: Maria Augusta