Telefone 11 2295-9949
A FEPAAE DIRETORIA EMISSÃO DE GUIA FALE CONOSCO SITES ÚTEIS PARCEIROS
HOME ARTIGOS FEPAAE NOTÍCIAS JURÍDICAS CONVENÇÕES COLETIVAS INFORMATIVOS SINDICAIS ECONOMIA ÚLTIMAS NOTÍCIAS PALAVRA DO PRESIDENTE
Av. São João, 1086 - Conj.608 - Centro
CEP 01036-903 - São Paulo SP
Tel. (11) 2295-9949
ARTIGOS FEPAAE

31 de março a História se repete

Após 53 anos, onde se viveu os tempos mais obscuros da História Brasileira, vemos repetir-se em ato não menos danoso, um golpe contra os direitos dos Trabalhadores.

A Classe Laboral, independente de ideologia, manteve-se unida na luta por melhorias sociais e econômicas, para recuperar aquilo que um dia foi chamado de Revolução.

Nesta data, com a sanção presidencial do Projeto de Lei que regulamenta a TERCEIRIZAÇÃO, o Governo Temer, rasga a Constituição Cidadã, a Consolidação das Leis do Trabalho e todo o avanço do Movimento Sindical na luta por melhorias que ao longo de todo esse tempo foi conquistado.

Cria-se o trabalhador de segunda categoria e ao mesmo tempo altera-se a vida daqueles que por ventura mantém-se sob o regime da CLT, visto que, em nome da Modernidade e do Crescimento Econômico abolem-se os direitos Celetistas.

Promover Reformas em tempo de crise é o mesmo que lutar com arma branca numa batalha de mísseis de alta precisão. Na Crise Econômica o lado fraco é o Trabalho.

Qual será a fórmula mágica que está impulsionando essa pseudomodernização?
• O Governo perde porque arrecadará menos impostos.
• O empresariado (tomador de serviço) optará pela Terceirização, se esta lhe trouxer vantagens, ou seja, menor custo e/ou encargos.
• A empresa de Terceirização não irá trabalhar sem ter lucro.
• De onde sairá a correia? Do couro do Trabalhador que, será utilizado com salários menores, cumprindo cargas horárias exaustivas para conseguir um salário digno, fazendo mais tarefas em menos tempo.
Nessa lógica, onde teremos aumento de postos de trabalho?
Nessa lógica, em que momento o Trabalhador conseguirá aprimorar seus conhecimentos?
Nessa lógica, como acreditar que este Governo está preocupado com o Trabalhador?
Perdemos numa penada, a evolução social do Trabalho conquistada em décadas.

Mas, se é somente uma forma de “Modernizar a relação Trabalhista”, por que foi feita de forma tão chula, ressuscitando projeto que havia sido arquivado pelo Executivo anterior, sem contar que atropelou o que tramitava no Senado, em atitude pouco republicana?

Nossas esperanças estão no Supremo Tribunal Federal na análise do trâmite Regimental que foi manipulado para satisfazer o interesse de alguns.

O Congresso Nacional não perde por esperar, o Trabalhador estará atento a cada passo que for tomado.

A verdade é como o sol, por mais que as nuvens possam cobri-lo, um dia vai aparecer. “Mario Wallace Simonsen”


Por: Oswaldo Augusto de Barros